Estágio Supervisonado

! ! ! Planejamento do Estágio docente ! ! !
Prof. Ricardo de Aguiar Pacheco. Recife, março de 2011.

 1   Observação de Classe

            Tem por objetivo perceber as características da escola e da turma de estágio para subsidiar a ação docente.
A observação deve gerar um relatório de observação.

 2   Projeto de Estágio (ou Unidade Didática)

            O Projeto de Estágio é o instrumento norteador da ação docente do estagiário. Tem como finalidade propor uma articulação para o conjunto de aulas (10 horas/aula) que serão realizadas ao longo do estágio. Ele deve ser elaborado com base nos contatos prévios com a escola e nas observações de classe e com os saberes do estagiário.
            Propomos como estrutura mínima para o Projeto de Estágio:

 2.1            Dados de Identificação

            Apresentação dos agentes envolvidos: Professor estagiário; professor orientador do estágio; professor regente de turma; escola de estágio; turma de estágio; série; turno entre outros.

 2.2            Caracterização da turma de estágio

            Com base nos dados do relatório de observação devem ser caracterizadas a escola e a turma de estágio. Se espera que neste momento sejam apresentadas as características que podem ter alguma repercussão ao longo da atividade de estágio tanto no que diz respeito à postura do professor como em relação as opções teóricas de ensino e de história.

 2.3            Objetivos

            Fins da Educação (ou Objetivos Gerais): Manifestação das intenções maiores do educador com esta unidade didática. Estes devem estar de acordo com os PCN´s e o PPP da escola de estágio.
            Objetivos de Ensino (ou Objetivos Específicos): Habilidades, saberes e fazeres específicos que serão desenvolvidos nos alunos. Estes devem ser desdobramentos operacionais dos objetivos gerais.

 2.4            Conteúdos

            Listagem dos saberes e fazeres específicos a serem trabalhados durante a Unidade Didática do estágio. Os conteúdos podem ser subdivididos em:
Informações específicas: repertório de informações históricas que serão abordados. Ex.: datas e fatos históricos...
Conceitos: ferramentas teóricas que serão oferecidas para interpretar as informações. Ex.: tempo, Estado, Modo de Produção, Cultura...
Operacionais: procedimentos e estratégias de estudo, pesquisa e sistematização de informações que serão explicitadas. Ex.: linhas de tempo, coleta de dados, leitura de imagem...

 2.5            Cronograma de atividades

            Sequência dos dias em que estão previstas aulas; o conteúdo a ser abordado; as estratégias didáticas a serem realizada em cada data.
            Espera-se que estas aulas apresentem uma sequência seja lógica para que se alcancem os fins e objetivos propostos no planejamento, que se desenvolvam os conteúdos específicos, conceituais e as habilidades constantes do Projeto de Estágio.

Avaliação parcial

Na data combinada (1ª VA) deverá ser entregue o relatório de observação juntamente com o Plano de Estágio. Somente após a aprovação e devolução deste instrumento o estagiário está autorizado a iniciar as aulas.


 3   Planos de Aula

            Os planos de aula são uma formalização das intenções do educador para cada encontro com a turma de estágio. Cada aula deve ser um desdobramento lógico e seqüencial das propostas formalizadas no plano de estágio. Assim os objetivos, conteúdo e procedimentos de aula de cada aula devem ser coerentes (redundantes/ repetitivos/ desdobramentos) com os anteriormente formulados no Projeto de Estágio.
             No estágio supervisionado cada aula deve ser planejada antecipadamente e este planejamento deve ser apresentado antecipadamente ao professor orientador do estágio e ao professo regente da turma. Somente com estas autorizações a aula será computada como parte da carga horária do estágio.
            Propomos como estrutura mínima para cada Plano de Aula:

 3.1            Dados de Identificação

            Apresentação dos agentes envolvidos: Professor estagiário; professor orientador do estágio; professor regente de turma; escola de estágio; turma de estágio; série; turno entre outros.

 3.2            Objetivos Específico

            Desdobramento lógico ou especificação dos objetivos propostos no Projeto de Estágio. Os objetivos específicos devem ser formulados tendo em vista a ação que se deseja que os alunos realizem. Exemplos:
- Ler o texto sobre a evolução humana; (e não Leitura do texto)
- Identificar no texto lido os eventos relacionados à evolução humana; (e não Responder o questionário.)
- Confeccionar uma linha de tempo com os eventos relacionados a evolução humana; (e não Listar as datas.)
- Relacionar os aspectos culturais aos biológicos da evolução humana. (e não Entender o texto.)

 3.3            Conteúdos

            Os conteúdos são os saberes e fazeres a serem apresentadas aos alunos pelo professor ou pelos materiais didáticos utilizados. Devem ser desdobramentos dos conteúdos do Projeto de Estágio.

 3.4            Procedimentos

            Descrição detalhada das situações didáticas que serão propostas pelo professor à turma. Neste momento o estagiário apresenta as ações que ele, professor, irá desenvolver em sala de aula.
Sugerimos que a aula esteja dividida em, pelo menos, três momentos: início, desenvolvimento e fechamento.
Ex. Solicitar aos alunos que leiam o texto; Colocar no quadro as seguintes questões; Corrigir oralmente o questionário.

 3.5            Registro

            Relato feito pelo estagiário após a execução da aula. Não se constitui em item de avaliação do êxito da aula ou do estágio. Antes deve ser encarado como um registro etnográfico que irá fornecer dados para a reflexão sobre o estágio.

 4   Análise Crítica

            Após a realização das aulas o estagiário, com base na sua própria experiência de estágio, deve identificar um problema/ tema para ser analisado criticamente com base na bibliografia da cadeira e do curso de licenciatura.

 5   Relatório de estágio (instrumento de avaliação)

            O relatório final de estágio se constitui em peça de avaliação do estágio montada ao longo do semestre. Consiste da reunião dos diferentes registros produzidos pelo estagiário ao longo da disciplina. Ele deverá apresentar os seguintes “capítulos”/ partes:
            1º Relatório de Observação
Plano de estágio (aprovado antes da execução das aulas)
            3º Planos de aula com os registros (aprovado antes da execução das aulas)
            4º Análise da Prática Educativa (redigido após a execução das aulas)

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